quinta-feira, 19 de março de 2009

DA NOSSA INCULTURA

Nos últimos tempos, tem sido frequente assistirmos ao espectáculo (sempre edificante, diga-se de passagem) da Igreja Católica a pedir desculpa por erros e dislates do passado. Abstenho-me de emitir opinião sobre alguns, pois neles mais se me figura não uma real necessidade de penitência que se exprime, mas uma perversa vontade, de auto-flagelação. Mas isso são contas de outro rosário que não vale a pena desfiar agora, que a nossa intenção se orienta noutro sentido.
A sociedade actual, a mentalidade actual é ágil a apontar à Igreja defeitos do passado e culpas no presente, e a pedir-lhe contas pelo mal que fez e pelo bem que deixou de fazer. E é bem que a Igreja se sinta escrutinada também pelos homens, para que mais fielmente possa servir ao seu senhor e último escrutinador que é Deus por tudo quanto fez ou deixou de fazer. Mas para a justiça ser completa, também se-lhe deveriam assacar méritos que teve, e, vamos lá, reparar injustiças de que foi vítima.
Vem isto a despropósito dum problema muito actual do país que, parece, tem repercussões na economia: o problema da educação. Somos um país atrasado porque em matéria de educação não fomos capazes de acompanhar os outros.... Inquestionável na sua factualidade, o caso mereceria que se lhe descobrissem as causas. Só que, desnudá-las, não será exercício agradável para muitos no poder.
Para perceber a nossa incultura e atraso, há que remontar aos tempos gloriosos do Marquês de Pombal e à sua histórica decisão de banir dos reinos de Portugal a Companhia de Jesus – sem se aperceber (ou apercebendo-se : afinal, como grande estadista que era suposto ser, teria de sopesar as consequências de qualquer mínimo gesto de governação, pois governar é acima de tudo prever) que do mesmo passo bania do país o exercício de ensinar, e consequentemente a educação no sentido que hoje lhe atribuímos.
Entre as muitas “malfeitorias” que se podiam atribuir aos jesuítas, estava o terem criado uma rede de ensino verdadeiramente notável para a época e que tinha a grande vantagem de não custar ao erário público um único ceitil.. Contava essa rede com nada menos que “26 colégios gratuitos, uma Universidade (Évora) e 2 escolas. Vários desses colégios tinham numerosos alunos: S. Paulo /(Braga) 2.000, S. Antão-o-Novo (Lisboa) 1800, Colégio das Artes (Coimbra) 2.000. A Universidade de Évora era frequentada por 1.600 alunos”. (Cf. Brotéria, vol. 168 – 1, p. 53). Era muito para o Portugal de meados do século XVIII. Destruir tudo aquilo equivaleria pouco mais ou menos a deitar a baixo quase a cem por cento a rede de ensino nacional. E não havia possibilidades de repor – por falta de mão de obra.
Aliás, um século depois, o Mata Frades, ao expulsar do País todas as Ordens Religiosas veio ainda agravar o problema – de que todos ainda nos queixamos.
Dizem e é verdade que o nosso subdesenvolvimento económico tem tudo a ver com a incultura grassante. É triste, mas não deixa de ser curioso, que na raiz deste mal cuja verdadeira dimensão só agora estamos a medir, esteja uma medida que em primeira mão se dirigia contra a Igreja.

J. Tomaz Ferreira