quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ler a Bíblia

Alfa e Omega

SABER LER A BÍBLIA

Sendo a Bíblia a Palavra de Deus dirigida aos homens, é dever dos crentes dedicar-se à sua leitura, como insistentemente se recomenda na Igreja.
Há que reconhecer, no entanto, que a leitura da Bíblia e a sua compreensão oferecem algumas dificuldades, e muitos se desencorajam de a ler por não conseguirem muitas vezes “perceber” o que a Bíblia quer dizer. Aliás a interpretação literal do que vem escrito na Bíblia deu historicamente origem a muitos mal entendidos, o mais célebre dos quais terá sido a condenação de Galileu: a sua teoria de que a Terra gira à volta do Sol iria contrariar o que diz a Bíblia, onde Josué manda que o sol se detenha sobre Jericó. Se se ordenava ao Sol para se deter, é porque ele andava… Pelo mesmo princípio sabemos que há ainda hoje seitas cristãs que nas suas escolas proíbem que se ensine a teoria da evolução que, segundo eles, contraria o que explicitamente se diz no Génesis sobre a criação do mundo.
Para evitar equívocos que tais, transcrevemos um texto que coloca as coisas no seu devido lugar e ajuda, portanto a alcançar o sentido genuíno das palavras bíblicas.

Como todos em nossos dias reconhecem, Deus não pretendeu dar na Sagrada Escritura instruções sobre as ciências profanas, mas quis, por meio de tais livros, guiar os homens na sua vida moral, em ordem à salvação eterna. A Bíblia não é um manual de ciências naturais; para estas, Deus indicou ao homem as vias da investigação, mesmo com o risco de, por tal caminho, cair muitas vezes em erros e de se ver obrigado a abandonar conclusões que antes pareciam resultados seguros, e a procurar soluções novas. Também os escritores bíblicos, não obstante a inspiração divina de que gozavam, continuavam a ser filhos do seu tempo em relação aos seus conhecimentos científicos, que não podiam diferir dos conhecimentos comuns do ambiente em que viviam. O Espírito Santo não iluminou sequer tais escritores sobre as coisas que, só passados milénios, os homens viriam a conhecer. Por outro lado, não teria sido de nenhuma utilidade uma revelação divina sobre tais problemas científicos, porque os homens, não preparados ainda para a compreender, não teriam podido, de modo nenhum, aproveitar dela. Todas as tentativas de transportar à força para a Bíblia conhecimentos científicos, que só a investigação moderna descobriu, se resolveram invariavelmente em dano do prestígio da Sagrada Escritura. Como toda a Bíblia, também a narração genesíaca, em particular, nem impede de qualquer modo a investigação científica, nem pretende fornecer-lhe directrizes, desde que tal investigação não exclua a existência de um Deus ultraterreno e o facto da criação.”
P. Heinisch, in Probleme der Biblischen Urgeschichte.


©J.Tomáz Ferreira